sábado, 31 de julho de 2010

ESTOU CACHORRO

LARGADA mordendo meu cotovelo.

SOLAVANCOS NO LEITO

UMA das minhas maiores alegrias está nesse momento a umas 3h de Teresina.

ELA FOI; DOEU MUITO

Até mais do que pensei que pudesse doer. É como se meu coração vertesse sangue em conta-gotas. Tô aos prantos olhando meus pedaços pelo chão. Sinto falta do cheiro dela, da reclamação dela, da chatice dela e até das brigas comigo. Ela foi... para mudança: foi viver em Lisboa. Nova casa, nova cidade, novo país, nova vida na própria vida. Mas crescer, para mim, é saber a hora de ir... E ela foi, mas conseguiu me deixar nocauteada.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

LINDA LEVE SOLTA

Sabrina Maria, Níver - 27/07/2010 Feliz aniversário, meu amor! Feliz aniversário, loira charmosa, menina-mulher! Feliz aniversário a você, quem tanto me instiga o exercício da fé! Feliz aniversário apostola do Bem, mensageira do SENHOR! Feliz aniversário, oh muito amada! Feliz aniversário, evangelizadora da Palavra, estudiosa da Bíblia, devota da Justiça, filha humilde de Deus! Feliz aniversário, moça inteligente e educada! Feliz aniversário, futura arquiteta próspera! Feliz aniversário, minha irmã em Cristo! Feliz aniversário, tão iluminada, mediadora da paz, filha cheia de graça! Feliz aniversário, “guapa chica”! Linda, linda, linda! Por fora toda bela; por dentro tanto bela! Linda toda! Corpo, rosto, cabelo, pernas, sorriso, coração, consciência, espírito, verbo... Obrigada por ser minha sobrinha afilhada! Obrigada - também - por trazer significado ao meu mundo. Saúde e amor... Dinda.

terça-feira, 27 de julho de 2010

COMO FILHA

Sabrina, benção divina dada a mim perante Cristo o ofício prazeroso de ser tua madrinha. Ao nascer, aninhei-te em meus braços e acalentei frases de amor junto ao canto dos anjos que te glorificavam. Bebi teu vinho, beijei tuas bochechas, mordisquei com ternura tuas mãozinhas, olhei-te cheia de amor. Parece que foi ontem, nossa! Tempo, tempo, tempo... já se passaram dezenove anos, querida sobrinha! E te digo parafraseando Khalil Gibran: “a vida não caminha para trás, nem se demora com o ontem...”. Então, vai minha menina, segue ao longe, para frente, para tuas alegrias, tua sorte, tuas conquistas... pertences a vida! Vai pros braços da felicidade construindo tua história, mas sem jamais se esqueceres de ser fiel ao Verbo que se fez carne e entre nós habitou. Sempre com tua fé inabalável e com teu sorriso honesto. Ah, e nunca se esqueces de teus pais; aqui na terra são teus amigos maiores, teus amigos sinceros e incondicionais. Feliz aniversário, amada. Um brinde à tua saúde.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A LA CLAUDIA CARDINALE

Fotografia: Caty; Modelo: Palloma; Arte: Selena

REPRESENTANDO PENSAMENTO

ESCREVO porque preciso colocar lá fora e retornar cá dentro um pouco de mim. Porque uma folha em branco e uma caneta me seduzem - ainda nessa condição. Somente a palidez da folha de papel: seca, esclerótica, virgem. Então inspiro e expiro, é preciso transcrever vida nessas páginas. Colocar calor, suor, lágrimas, sorrisos, lástima, amor... Despejar toda espécie de emoção e sentimento para calar o papel. Gosto do preto-e-branco. Seus extremos me fascinam. Uma fotografia, um filme noir, um clipe antigo e chuviscado. Opostos complementam-se: um é sombra, o outro espelho; um é tinta, o outro é luz. Por isso encho de caracteres meu pensar demente e são. Porque preciso da companhia das letras que formam palavras e textos. Talvez eu precise para existir um pouco mais, ou até para não morrer sem falar o que sinto. Aqui é meu púlpito “particular”, mas nem tão particular assim, afinal estou na rede. Que volúpia é poder gozar a leitura e a escrita amadora! Cada um sabe a dor a e delícia de ser o que é...

Reflexão

MELINDRES DO EU

NECESSITO lapidar minha carne de terceira, fazer reparo na autoestima, ser gente melhor. Logo, logo vou ter que procurar o que fazer, pois já passou a mais que da hora. Não há como negar fatos! Existem situações, golpe de cutelo, feitos inafiançáveis. E o pior deles é ter de lidar com meu próprio ego no embate de outro ego, puta que pariu, é a coisa mais imbecil e cansativa em que ainda sou tentada a passar nessa tranqueira de vida. E o pior, é com quem amo. Nem dá pra entender a porra dessas vaidades patetas! Há ocasiões que é preciso baixar a guarda sob a pena de nunca crescer nem melhorar como pessoa. Eu tomo conta é de mim, ora pois! Quem tem que aperfeiçoar o “feeling” para farejar as variações do momento sou eu: dona das minhas emoções. Ou me manco de vez, ou me perco ad eternum... Não dá mais, pombas!

sábado, 24 de julho de 2010

PRA MIM...

BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO ! ! !
... e eu que tanto cantei na vida "ciranda cirandinha vamos todos cirandar". Ah inferno!, se eu pudesse arremessar os punhais que estavam em minha boca, em meus olhos, em minhas unhas, em minhas narinas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

DAS (IN)CERTEZAS

Todos os dias tanta “certeza” me cai de pára-quedas na fuça. É como se cuspisse pra cima e depois tivesse que aguentar a chuvarada. Mas, gracias a La vida liberto pouco-a-pouco minhas frágeis certezas. Grande iludida era eu. Inflexibilidade e desatenção não mais, nunca mais. A gente aprende a viver é vivendo. Agora a autovigilância brota. Faço parte do UNO. Sou apenas um grão de poeira ex-marrenta. Resta-me deliciar com uma taça de vinho degustando em meus cinco sentidos e em minhas tantas sensações que ainda podem surgir. Quem sabe?!

UM PARÊNTESE

HÁ uma grande diferença entre sentir, pensar, fazer, transparecer e SER.

OH, MEU PAI ! ! !

DAI um bom desconto às minhas firmes e falsas crenças. Elas são tão tolas, obsoletas e a verdade não é minha. O meu parecer já não mais se comporta em si mesmo, desapareceu, gastou-se. Opinar - por vezes - é um pé no meio do saco! Não cabe mais discutir bobice, irritar-se ou ter uma opinião formada sobre tudo. Nada mais importa tanto. O consenso é – tão tudo - mais sensato, é essencial.

DIGAM-ME A FÓRMULA, PLEASE

QUAL a melhor equação, ou a equação certeira para se (Con)Viver?

ESTOU TRABALHANDO, JURO

TENHO que aceitar algumas coisas porque assim deve ser, mas sou um tanto apaixonada demais; não tenho culpa-dá se isto também faz parte de minha personalidade ariana. Minha existência seria bem mais tranks se eu fosse menos passional, mas também, se eu fosse tão burra quanto uma porta. Mas enfim...

AUTO-PROTEÇÃO

MINHA filha (Palloma) disse que sofro de audição seletiva; só ouço o que quero e não se fala mais nisso.

FALTA TERNURA

HÁ UMA tensão inquieta, um equilíbrio precário, uma desconstrução do afeto. Como se estivéssemos tentando escorar um edifício de trinta andares com palitos gigantes.

PUTZ...

COMO diz o ditado: às vezes o remendo fica pior que o rasgo. É mais ou menos assim.

SÉRIO

HÁ MOMENTOS em que preciso verter muita água: chorar e chorar pra depois levantar de minha lagoa, sem medo ou preguiça de recomeçar sempre que preciso for. Porque eu acredito na redenção pelo sal do pranto, pelas lágrimas que conseguem redimir a dor e alentar minh’alma. Porque muitas dessas lágrimas só aparentam verdadeiras quando saem dos olhos de gente de verdade, assim como eu, que não é egoísta ou personalista, mas que ama o próximo e sente compaixão pela dor dele. Tenho fé na pessoa que sabe verter com categoria seu sentimento; seja alegria, decepção, aflição, tristeza, ódio, amor, lástima, felicidade... o fato é que temos que esvaziar para começar tudo novamente. Isso é viver.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

À PROCURA DA FELICIDADE

Santiago de Compostela -Espanha 2009Eu tenho pra mim que a felicidade é uma condição de todos; ou existe felicidade para mim e para todos, ou não existe para ninguém.

terça-feira, 20 de julho de 2010

DOCE VIDA

Clarinha, clicada por seu pai - Arte, tia Selena

SABE aquele momento em que crescia minha vontade feroz de viver? Era quando eu olhava meus pequenos dormindo, alimentados e cheirosos. Ah, e quando eles acordavam e me sorriam, eu sorria junto e para eles dizia: sorriam para vida, meus amores, sorriam sempre! Quer saber? Aquele instante justificava todo o resto. Eu não tinha fome nem sede, porque além de iluminar minha vida, também clarificava tudo ao redor.

NADA A VER

Gente, sem exaspero. Sabe aquele comentário sem a menor noçãozice?! Isso aí. É desse modelo que minha vida anda recheada, e eu tento entendê-los, mas não consigo, ou fujo léguas para não matar a charada. Tem momento que me acho tão esperta, noutro sou estúpida na mesma medida: o motejo me faz vacilar. Eu replico cada parvoíce sem tamanho, pombas! Será que nunca vou saber ouvir e calar? Entonces, eu digo que não vou questionar nada, que não vou cair mais nessa de retrucar, e quando vejo páaaa... retruquei. Não tem jeito, sou um ser passional e impugnador, meu olho teso olha além da ilação, porém não joga a farpa, apenas discorda veemente. Mas, eu penso com meus pneus: que idiotice de marca maior! Contestar para quê? Se não é, não é e ponto final. Eu sei, sou das mulas mais otárias porque me nego a aprender a vida, porque nunca aprendo, porque pôorra de eu! Fuuui...

sábado, 17 de julho de 2010

Everythings Gonna Be Alright...

Fotografia: Charles Madson, Santa Fé - MA (2009)

No woman, no woman, no woman, no cry ! ! !

NÃO se preocupe com nada, querida! Tudo vai ficar bem. Cada coisa que você enxergar difícil vai se afrouxar. Tudo, tudo, tudo vai exatamente ficar em seu lugar. Não se preocupe com nada, meu bem. Você vai conseguir: basta ter esperança. Eu também vou buscar o melhor para nós, eu creio nisso, eu creio em Deus. Está tão perto, minha menina. Olha esse dia, essa brisa, essa tarde, essa planura, essa LUZ... Olha para nós, para nosso amor, ouve o som da natureza, dos pássaros, do vento passeando em seu rosto lindo... ouve a nascente que convida à beber sua água pura, fria, encantada. Ouve a voz do amor que grita em nós... Não esquente sua cabecinha com nada, minha criança. Veja essas nuvens, elas cantam nosso hino, preste atenção, nêga! É nossa canção da Confiança que o Vento da Boa Sorte trouxe, eu consigo escutá-la, ouça também. Oh, amada minha, a melodia é tão linda! Canta comigo, aqui baixinho. Tenha paciência, perseverança, firmeza. Acredite em mim, em você, em nós, na vida. Eu estou aqui, princesa! Basta olhar, estou aqui...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MADELEINE McCANN; QUANTAS EXISTEM NO MUNDO

Ao menos uma pista, uma testemunha, umazinha sequer; algo que leve a encontrar a menina: viva ou morta, mas nada, nada, nada do esclarecimento desse caso. Incompetência da polícia? Crime perfeito? Abdução? A menina virou fumaça? Foram os pais? Foi a mãe? Foi o pai? Não foi nenhum dos dois? Foi rapto? Foram pedófilos? Quem foi? O que realmente houve a essa garotinha indefeza, meus amigos? Oh, my God: Cadê a pobrezinha da Madeleine?????

QUE A CRIANÇA VIVA EM MIM

Fotografia: Catarina Leitão, Espanha - 2010
Ah, ser criança foi poder deitar no colo de meu avô e adormecer ouvindo a “estorinha das três casinhas azuis”, foi valorizar o diferente, foi encontrar-me com o sublime. Muito mais que isso, foi um estado metafísico. A simplicidade do comportamento infantil, superlativo, sem amarras, sem frescura. Criança é a idade sem malícias, livre das máscaras que nós adultos usamos. Para a criança o trivial é colorido, amar é fato, a poesia reside e pré-conceito não existe. É onde nos fortalece e mais aproxima do Criador. Não há sentimento tão revigorante que as lembranças da infância. As peraltices dessa fase. A idade que tudo pode. As brincadeiras de esconde-esconde, amarelinha, pula-elástico, trinta e um... Ser criança não tem pressa nem vergonha de demonstrar afeto. É a sensibilidade à flor da pele sem esperar que jamais se transforme esse espírito de liberdade a usufruir da inexistência da culpa. Porque ser criança é amar, amar, amar...

terça-feira, 13 de julho de 2010

DOMINAR-SE

Sinto-me

Tão amordaçada

No que penso

segunda-feira, 12 de julho de 2010

QUE MANCADA BEROSA ! ! !

A PESSOA pode ter sido casada com você, pode ter tido cumplicidade com você, pode ter trocado juras de amor com você, pode já ter falado tudo com você ou quase tudo; mas (jamais) depois de mais de vinte anos separados e quase uma década sem se olharem: a pessoa não tem mais intimidade para falar coisas que depreciem você (mesmo se for morde assopra). Nem pela mais estreita intimidade de outrora! Nem pela mais perfeita liberdade que houve! Nem pela amizade mais sincera a furar o tempo! Se é que: intimidade é SENHA para ofender, ferir, zombar, desrespeitar, aviltar...

domingo, 11 de julho de 2010

CASAGRANDE

Na minha humilde opinião, o Casagrande é o melhor comentarista esportivo da tevê brasileira. Foram grandes sacadas durante a Copa 2010, é muito preparado e é um apaixonado. Então, saúde Casão! Que sua Casa não caia mais, nunca mais. E que você seja forte, tenha muita saúde e grandes alegrias para voltar a brilhar em seus singulares comentários, em 2014. Sempre com um adendo superior aos demais sobre futebol. Valeu!

METENDO AS MÃOS ? ? ?

NÃO ESTOU aqui para meter a pecha no símbolo da Copa de 2014. Fala-se que a Jabulani aqui vai se chamar Jabaculânia. Isso me parece que vai ser um tal de mete-mete a mão em ziiilhões de reais "avooano" direto para os bolsos dos poderosos; e o pobre de nós, oh!, pena de nós. Kajuru disse agora pouco em seu Twit.cam: "50 anos do Avelanche, 20 anos do Ricardo Teixeira: uma dinastia; como vou acreditar que futebol não é negócio?!". Então, nasce a interrogação nesta blogueira: Ricardo Teixeira é uma empresa? Cadê a liberdade de imprensa de nosso país, cara pálida? Mas gente, como pode!, eu mesma assisti Faustão criticando em rede nacional Ricardo Teixeira (Presidente da CBF), porém sem falar o nome dele. E Fausto Silva disse: "errou quem colocou Dunga lá como técnico, agora que o Brasil perdeu a Copa, não adianta mais chutar cachorro morto". Taí Faustão, você pode é não deixar ninguém falar, mas você é admirável, e tem caráter! Meus povos e minhas povas: em Terra de Santa Cruz, é o açambarcamento quem manda em tudo, e o monopólio é o câncer de um país. Sim.., 2014 em vermelho significa o quê?, o Pau-brasil ou algum partido político? Vai entender. O tempo dirá.

PARALISIA DO SONO: PEDREEERA ! ! !

A SENSAÇÃO literal é de estar enterrado vivo, não mais que isso. Alguém que lê este blogue já passou por isso, gentê? A bagaceeera é fêa! Uma espécie de duelo do eu-comigo. Deus, é uma transe pavorosa! Eu não conseguia mover um músculo sequer, fiquei praticamente com o corpo teso, mas a mente viva, muito viva! A impressão de falta de ar era desesperadora. Eu gritava: - Socoooooorro, ajudem-me pelamordedadáaa!!! Coloquei tanta força para acordar e nada, nada, nada... e o danado do cérebro estava lá, inteiro, intacto, espreitando todo meu sofrimento sem fim. Eu tenho para mim que quando acontece a luta para o acordar, estou sempre com os olhos abertos observando o cotidiano, mas cadê minha voz? Ela não saía, ela não sai, nunca sai. E digo: - Caráleo de asa, ninguém me ouve aqui na porra dessa casa, ninguém me ouve! Olhem eu aqui morrendo, cacete! E o tempo vai passando e me deixando cada vez mais angustiada. E repito: - Dessa eu não escapo, eu não saio dessa, vou mesmo virar presunto. Daí eu penso rápidão, ligeeiro: - Ninguém pode mais do que Deus, ninguém pode mais do que Deus, ninguém pode mais do que D...! O combate varia entre um a dois minutos de aflição iminente de morte. Tenho tido ultimamente com uma frequência maior e está me deixando com medo de dormir pela manhã, é o momento que vem a Coisa. Não vejo monstros, o que vejo são pessoas que estão na mesma casa que eu. O último fenômeno ocorreu na semana passada, enxerguei meu marido - que dormia ao meu lado - pressionando meu tórax como se quisesse me ajudar a respirar e, no entanto, sufocava-me ainda mais. Esses dias estiveram muito estressantes, talvez um dos motivos para eu passar por mais essa cruz. Então, resolvi ler sobre o assunto. Tem muito a ver com estresse, falta de sono e medicamento ansiolítico. Ah, uma dica no momento do terror, é virar os olhos para um dos lados que passa a luta braba entre corpo e cérebro. Ow, coisa ruim da poooorra! “É a peleja do diabo cum dono do céu”.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

TANTA GENTE CANTA, TANTA GENTE CALA

Fotografia: Selena Nery - Teresina - PI (2005)CAETANO, meu amor. Tu dizes que o ciúme lançou-me sua flecha preta. E eu digo para ti que não me ensines o que sei. Eu sou só eu, só eu, só eu... porque sobre toda estrada, sobre toda sala, sobre toda água, sob todo céu: paira a tenebrosa sombra – embriagada - do ciúme.

¡ IMAGENS NÃO FALAM !

Fotografia: Selena Nery
Teresina - PI (agosto de 2005)
¿¿¿ MAS QUEM FALOU ISSO ???

NÃO CONTO NEM CANTO LOUVORES

Fotografia: Finisterra, Espanha - 2008Eu não sou a Administradora em Marketing, que tanto sonhei. Os filmes clássicos, ainda estou longe deles. Meus livros estão na estante de casa e das livrarias cansados de me esperar. Meu marido nunca fez comigo a viagem dos nossos sonhos. Minha ingenuidade de menina está muito atrás, vagando no espaço, inalcançável. Meus words estão lotados de escritos que nunca vou postar. Na novela mexicana da tarde, não sou a protagonista nem a antagonista. Minha história roubaram de mim; não houve útero, não houve ventre, não houve ombro, não houve colo. Meus filhos não me compilam os pedaços. Não há passado legítimo, não há afeto, mas o presente sem rima, e (há) o futuro, aquele duro, frio, teso, seco. E nessa vida sei apenas uma verdade: estive, estivemos, estou, estamos… indo e voltando. Construindo e desconstruindo vínculos. Sempre.

PARIS ROMA VENEZA

Paris, Janeiro de 20o6

CIDADES extremamentes românticas que causam frisson ao simples e puro desejo da paixão. Remete-nos a aspiração, ao vigor e a vontade de usufruir cada centelha do instante. Ah, quiçá o idílio com mevéio por tais belezas que muito têm a oferecer ao nosso amor, é quase tudo que quero. Paris é a cidade da Luz, do saber, do poeta e boêmio Baudelaire, é a cidade do romance. Roma escrito ao contrário é Amor, é a cidade por quem meu coraçao mais bateu descompassado, perdido, apaixonado; lá senti como se regressasse ao passado, creio que tenho um caso antigo com a cidade das Sete Colinas. Veneza tem cara da canção de amor, a própria cara do amor, é a cidade mais inverossímil do mundo, onde o romance pode ser mais apurado, mais degustado, mais, mais, mais... Eu diria, seja em Paris, Roma ou Veneza: qualquer história de amor vale a pena. Todas elas são meu sonho de consumo, mas a cidade do amor é onde se está amando; onde melhor o AMOR se cumpre... onde maior e melhor o amor valerá.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Do Pe(a)s(s)ar do Tempo

La Coruña, Espanha - 2008A ESPERA torna áspera a derme, o aguardo exacerba o dom, mas a paciência torna-se dádiva em mim. Esperar é ter esperança mesmo que o tempo pese ao passar. Pesa, despreza. Desesperança é perda, é falta; desespero é destempero, é colera. A espera é minha divina tolerância. Perseverança reina sóbria sobre o tempo da esperança que - não se conjuga - nem com o pesar das horas, nem com o passar dos anos. A esperança é em si palavra bruta. Não deriva. Não desiste. Nem que passe o tempo. Nem que pese por muito tempo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ALGUÉM PODE ME DIZER O QUE É ISSO?

Queria saber o porquê de alguém sentir tanto tédio. Mas não é o tédio - propriamente - que está no dicionário, é um tédio de querer algo, uma coisa que parece não existir, é um tédio da falta de movimento, ou do pouco movimento, ou de que se passe a vida rápida. Vai entender!

DIAS RUINS

SINUSITE atacando tem uma semana. Corpo doendo ainda. Cabeça aérea, ouvido entupido, nariz trancado. Falta de ar e de oxigênio entrando livre. Em síntese, tô ruim pacas!

domingo, 4 de julho de 2010

CARAAAAAAAALHOOO ! ! !

Vou ali morrer e já volto...

QUANDO CRIANÇA, ESPERANÇA

Fotografia: Catarina Leitão
Modelo: Daniela, Espanha - 2010

Ser criança é tirar flor no mato e doar a uma velhinha, é o botão de rosa, é acompanhar o abrir das flores que chamamos “onze horas”. É deleitar-se com o canto dos passarinhos, é ter um amigo invisível, é conversar com as árvores e dá nome a elas. É embalar-se com o som estridente da cigarra. É amar o cair da tarde e tirar os insetos das pernas. Acordar com o galo cantando e alimentar as galinhas. Ter uma criança dentro de si é ter atitude. É ter um olhar curioso frente à vida, é o desabrochar de cada sensação... despida, imaculada, pura.

sábado, 3 de julho de 2010

ALEGREMENTE FELIZ

Fotografia: Catarina Leitão, Lisboa - 2010MESMO com meus parangolés internos, neuras, insatisfações, descrenças; ainda sou, cretinamente, feliz.

Eu

Simplesmente Selena