sábado, 19 de maio de 2007

Rio Arno, Firenze - Itália

Florença ou Firenze, capital do Renascimento, considerada uma das mais belas cidades do mundo é parada obrigatória para os amantes de arte. A UNESCO estima que 60% das obras mais importantes do mundo estão na Itália sendo que metade em Florença. O estilo renascentista de suas construções -muitas igrejas- também mostra a saúde financeira dessa cidade na idade média.
Pesquei este pequeno e interessante texto abaixo do site viajeaqui.com.br, pelo fato de que quando estou e me percebo num lugar mágico de muitas histórias, levito (também) para fora de mim:
"O grande problema de visitar Florença é este: você pode enlouquecer. É comum turistas serem internados por causa da chamada Síndrome de Stendhal, diagnosticada nos anos 70 pela doutora Graziella Magherini, ex-chefe do departamento de psiquiatria do hospital florentino Santa Maria Nuova. Os sintomas são tontura, taquicardia, confusão mental. Tudo causado por algo a que nós não estamos habituados: excesso de beleza. Stendhal, escritor francês, autor de O Vermelho e o Negro, teve um surto ao entrar na Igreja de Santa Croce, em 1817, onde estão os restos de Michelangelo, Maquiavel e Galileu, e ver os afrescos de Giotto. "Eu estava numa espécie de êxtase", escreveu ele no livro Roma, Nápoles e Florença. "Tudo falava tão vivamente à minha alma. Tive palpitações. A vida se esvaía de mim. Eu caminhava com medo de cair." Isso não é frescura de francês, definitivamente. Florença, com suas ruas estreitas tomadas por lambretas, berço do Renascimento, uma cidade em que palácios e monumentos aparecem a cada esquina, em que cada pedra tem uma história, é o retrato da genialidade humana. No século XV, era o centro do mundo (ou seja, da Europa), atraindo o talento de gente como Leonardo da Vinci, Donatello, Michelangelo, Dante Alighieri, Galileu, Brunelleschi, Boccaccio, Botticelli, Rafael..."

11 comentários:

  1. Aproveitando a vida né Selena?!!!!!
    BLZ!!!!

    ResponderExcluir
  2. viajar. viajar. viajar. nada melhor q viajar

    ResponderExcluir
  3. É uma belezura beleza pura viver viajando, visitar museus, ir a ópera, a parques verdes, a lugares antigos, a baladas.

    ResponderExcluir
  4. É lindíssima e quaata história!

    ResponderExcluir
  5. um dia vou sim!! linda ponte!!!!

    ResponderExcluir
  6. selena larga mão de ser preguiçosa e renova esse blog, tenho a impressão q este cantino como fala está às moscas. rss

    ResponderExcluir
  7. a la cidade del italian es una magnífica.
    lo luiza amarte la ciadade

    ResponderExcluir
  8. Oi,Selena,belo nome.algo a ver com a Lua?No teu comentário,lembrei-me do Rei Davi, quando em um de seus salmos ele diz:"Meu Senhor,faz-me ser uma flecha ceiteira".Percebendo-se que todo salmo de Davi era um pedido de socorro a um problema grave ou agradecimento.Bonne chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Lua, será? Ah, gosto muito dos Salmos. Davi se arrependeu de todo coração. Isso o capacitou pra salvação.. obg, um abraço.

      Excluir
  9. Olá, Selena!

    Fui à Itália, agora em maio-abril/13, fui especificamente a ROMA (loucura dos deuses rsrsr) e já estava há 10 dias por lá!Tinha lido recentemente "Sob o sol da Toscana de (Frances Mayes) e estava completamente apaxionada por essa região!Peguei um trem em Termine e vi descortinar diante de meus olhos os campos toscanos iguais ao do filme, sim também assisti ao filme rsrsr!! Que bela região (Siena, Firenzi, San Geminiano...), vontade de não voltar mais...!!Fiquei completamente embevecida com Firenzi, a ponte sobre o rio Arno é única!!E aquela Catedral é um deslumbre!!A Praça Vechio e tudo que nela há é FANTASTICO!! E é lógico que tirei fotos e mais fotos com DAVI rsrsr!!Já estou de volta ao Brasil, mas sonho voltar outra vez!!AH, a Itália!!Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Diana! Também quero voltar lá, em 2014 se Deus assim me permitir.. minha filha está a morar do lado de Veneza. Olha que bênção! um abç procê!

      Excluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena