quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Sylvia Plath

Mulher que amava demais, ciumenta, possessiva, instável, depressiva, ressentida, deprimida, neurótica. Fala-se que era um pouco de cada coisa. Na verdade Sylvia Plath foi uma poeta atormentada, polêmica e inteligente. Considerada uma escritora completa, mas vivia à sombra do escritor e marido Ted Hughes que invejava seu talento brilhante. Ele o maior galinha, prevaricava; ela, padecia. Passional, não se conformou com as escapadas do marido, deu cabo da própria vida aos 31 anos depois de ser abandonada e trocada por outra. Curiosamente esta outra anos mais tarde viria também a se suicidar. Na terceira tentativa de pôr fim a sua vida, Sylvia, envenenou-se com gás de cozinha. Antes alimentou os filhos com leite e os protegeu no quarto abrindo as janelas para que não fossem envenenados. Em seguida trancou-se na cozinha, despediu-se com um bilhete, abriu o gás e, fim.
Espelho
Sylvia Plath
"Sou prateado e exato. Não tenho preconceitos. Tudo o que vejo engulo imediatamente Do jeito que for, desembaçado de amor ou aversão. Não sou cruel, apenas verdadeiro - O olho de um pequeno deus, de quatro cantos. Na maior parte do tempo medito sobre a parede em frente. Ela é rosa, pontilhada. Já olhei para ela tanto tempo, Eu acho que ela é parte do meu coração. Mas ela oscila. Rostos e escuridão nos separam toda hora. Agora sou um lago. Uma mulher se dobra sobre mim, Buscando na minha superfície o que ela realmente é. Então ela se vira para aquelas mentirosas, as velas ou a lua. Vejo suas costas, e as reflito fielmente. Ela me recompensa com lágrimas e um agitar das mãos. Sou importante para ela. Ela vem e vai. A cada manhã é o seu rosto que substitui a escuridão. Em mim ela afogou uma menina, e em mim uma velha Se ergue em direção a ela dia após dia, como um peixe terrível"

5 comentários:

  1. não conhecia esta poetisa mais quando li a poesia percebi quanta força ela tem nas palavras. as entrelinhas entrega todo o estado em qual se sentia ao escrever.

    "Em mim ela afogou uma menina, e em mim uma velha Se ergue em direção a ela dia após dia, como um peixe terrível"

    ResponderExcluir
  2. Selena,
    Linda essa poesia...
    Adorei isso!
    Vc descobriu como?
    O Danilo tem razao, ela é forte!
    Gostou da minha foto, aki?
    So nao te dou o meu amado pq fico sem ele!
    Beijooo, ve se da pra ir no show dele em Sevilla dia 29.
    Te amo, prima!
    Eminha

    ResponderExcluir
  3. ja li umpoema dela bem melancolico e profetico. muito boa escritora.

    ResponderExcluir
  4. Profundo e fácil e simples de entender.
    Selena, exclui meus comentários que erreri na grafia.. repeti pra que vc exclua o errado.
    tô trocando as letras.
    beijo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu soninho que assim que o sol se levantar lerei com carinho.

Eu

Simplesmente Selena