quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Zara: a rainha do fast-fashion; truque, mágica ou case de estratégia?

Amâncio Ortega
Moda boa de qualidade+Velocidade+Preço acessível=Maior fortuna do mundo da moda.
Si, si. Quem diria! Nem Armani, nem Prada, nem Rauph Lauren, nem Louis Vuitton, nem Gap, nem DKNY, nem Benetton, nem H&M. Esta bela atende pelo nome de: Zara. E sua opulência é disparadamente adiante dessas outras.
O seu criador tem o lema:
“Inovar sem olhar só os resultados”
“Dar autonomia às pessoas, ou seja, delegar poderes”
Mais qual a fórmula do sucesso do bilionário Amâncio Ortega? Qual o segredo para aplicar o Just in Time: fabricar o necessário, quando é necessário e na quantidade necessária? Como deixar as pessoas satisfeitas? A marca Zara já foi objeto de estudo em grandes escolas de administração e seu fundador inspiração para o livro: "De Zero a Zara".
Ele é o oitavo homem mais rico do mundo, odeia se exibir, não dá entrevistas e vive num duplex em La Coruña-Espanha, em um bairro de classe média de frente para o mar. Tem também um palacete do século XVII em Santiago de Compostela, onde reune a família e os amigos mais chegados, e um iate de 6 milhões de dólares; este bem simples para os padrões de Palma de Maiorca, ilha espanhola que fica no mediterrâneo, e é a escolhida para suas férias.
Adoraria ter o poder de adentrar (pelo menos um dia) no cérebro deste senhor. O que será que pensa Amâncio Ortega? Como será que conseguiu este império, quais forão as estratégias para fazer de sua empresa, a Inditex, uma gigante? Este é considerado o maior grupo têxtil do planeta, e localiza-se num lugar improvavél, a Galícia; lugar onde vive desde criança. Lembrando que a Galícia é a região menos industrializada da Espanha. Contudo é de lá a empresa mais poderosa do mundo fashion.
A maior e primeira de suas oito empresas é a marca Zara, e foi aberta em 1975. O diferencial desta marca é preço compatível com o bolso, roupa de qualidade, boa moda. Imagine estes três ingredientes junto a novos modelos de quinze em quinze dias e reposto duas vezes por semana; o tripé para deixar de quatro os corações dos clientes. Assim toda semana seus satisfeitos e fiéis clientes, a maioria feminino, vão verificar as novidades, dar "umaolhadinha", gostam e levam. Eis a grande sacada!
Como é fascinante conhecer histórias de sucesso! Confesso que me dá um pontinha de inveja, pois nada mais admirável que a inteligência de um visionário em uma vida de muita transpiração e grande sucesso.

Eu

Simplesmente Selena